class="post-template-default single single-post postid-9044 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Contaminação Cruzada

 em Informativos

O que é?
Esse tipo de contaminação acontece por meio da transferência de microrganismos de um alimento, superfície, utensílio, equipamento ou do próprio manipulador para outro alimento.
A Contaminação Cruzada é uma das principais causas de Doenças Transmitidas por Alimentos. Pode acontecer em várias etapas do processo de produção ou manipulação, sendo as formas mais comuns através de manipuladores e utensílios.

Como acontece
O simples ato de cortar um frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada pode colocar a saúde em risco.
Carnes cruas e vegetais não lavados apresentam microrganismos causadores de doenças, que podem ser transferidos para alimentos prontos.
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é para que alimentos crus fiquem sempre separados dos cozidos. Vale lembrar que quase todos os microrganismos perigosos morrem quando expostos a uma temperatura acima de 70°C.
Alguns tipos de falhas no processo que resultam em contaminação cruzada são:
⦁ Utilização dos mesmos utensílios, como facas e tábuas, para a manipulação de alimentos crus e cozidos sem a correta higienização entres os usos
⦁ Manipular alimentos diferentes ao mesmo tempo e na mesma bancada
⦁ Falta de higienização das mãos dos manipuladores entre as manipulações

Como evitar
Cada empresa tem suas características próprias de funcionamento, e assim, necessidades diferentes de higiene para cada processo. Todas as empresas no entanto, operam com armazenagem, produção e distribuição, e precisam adotar as Boas Práticas de Manipulação.
Para garantir a segurança de consumo, o processo de cozimento ou lavagem dos alimentos crus não pode ser esquecido. Separe carnes e peixes crus de outros alimentos. Utilize diferentes equipamentos e utensílios para alimentos crus e para alimentos cozidos. Lave bem os utensílios e as mãos depois de manipular alimentos crus.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário