class="post-template-default single single-post postid-9120 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Descongelamento

 em Informativos

A preparação de refeições passa por várias etapas e processos. Alguns são simples, outros exigem um cuidado e atenção maior.

O processo de descongelamento é realizado antes da cocção a fim de garantir adequada penetração do calor no decorrer do preparo. Durante essa etapa os alimentos passam da temperatura de congelamento (-18 a 0ºC) para até 4ºC.

Descongelamento seguro

O descongelamento deve ser conduzido de forma a evitar que as áreas superficiais dos alimentos se mantenham em condições favoráveis à multiplicação microbiana. O ideal é que o descongelamento seja feito em câmara fria ou geladeira a menos de 5ºC.
É possível realizar o processo também em forno de confecção ou micro-ondas, mas somente pode ser realizado quando o alimento é submetido à cocção imediata.
O descongelamento em temperatura ambiente não é aconselhado, pois é necessário o monitorando da temperatura superficial constantemente, além de garantir um local sem contaminação ambiental (vento, pó, excesso de pessoas, utensílios, etc.)
Somente em casos indicados pelo fabricante os alimentos congelados podem ser submetidos diretamente a tratamento térmico estando ainda congelados. Nestes casos, devem ser seguidas as orientações presentes nos rótulos dos produtos.

Após o descongelamento

Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, não podendo ser recongelados.
Os alimentos pré-preparados e preparados que forem armazenados sob refrigeração ou congelamento devem ser identificados com, no mínimo, as seguintes informações: nome, data de preparo e prazo de validade.
Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura adequados.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário