Dia Mundial sem Carne
O dia mundial sem carne, comemorado em 20 de março, surgiu em 1985 nos Estados Unidos. No mundo inteiro, grupos fazem ações de conscientização sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes.
Essa data é uma forma de divulgar a importância do não consumo de carne como forma de preservar a vida animal, a natureza, o meio ambiente e a saúde humana.
Impactos na saúde
A alimentação vegetariana, dieta que não inclui nenhum alimento de origem animal, é reconhecida como segura e adequada em todas as fases da vida, tal afirmação foi citada pelos guias alimentares americano e canadense.
Por ser uma alimentação pobre em gorduras saturadas e livre de colesterol, essa dieta tem a capacidade de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer. Também fica livre das doenças diretamente relacionadas ao consumo da carne, como salmonela e toxoplasmose.
Todos os nutrientes, inclusive as proteínas, o ferro e o cálcio são encontrados nos vegetais. A única exceção é a vitamina B12, que deve ser acompanhada por meio de exames e, se necessário, ser suplementada.
Meio ambiente
O consumo de produtos de origem animal tem um grande impacto ambiental. A agropecuária é responsável pela alta emissão de gás metano, pelo desperdício de água, pelo desmatamento de florestas e pela destruição de habitats.
No Brasil, 72% da água é destinada para a agropecuária. A produção de uma caloria de carne de gado usa uma quantidade 7,6 vezes maior do que a quantidade necessária para produzir uma caloria vegetal.
Consumir 300g de carne e 400 ml de leite emitem 11 kg de CO2 e consome 60 litros de água.
O que se pode fazer neste dia
Experimente um restaurante ou prato vegetariano. Pesquise a respeito das dietas vegetarianas e veganas. Descubra como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
O dia mundial sem carne vai muito além de retirar certos produtos do seu prato. É, principalmente, um convite para a reflexão sobre a necessidade de mudança.