class="post-template-default single single-post postid-9250 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

 em Informativos

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante a atividade profissional ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho.

A data de 27 de julho tem por objetivo alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais.

Os acidentes de trabalho em cozinhas industriais podem ser evitados com medidas simples de prevenção.

As queimaduras decorrentes do uso constante de óleo quente e do convívio com equipamentos em fogo alto, podem ser evitados com o uso de fritadeiras e luvas de proteção.

Cortes e lesões também são comuns e são causados pelo uso de facas, máquinas e equipamentos como moedores ou processadores. Luvas resistentes que cubram até o punho mantêm os trabalhadores mais protegidos.

Diferente dos acidentes de trabalho que ocorrem de forma imediata, as doenças ocupacionais podem acontecer com o decorrer do tempo. São aquelas em virtude da exposição do trabalhador a agentes nocivos sem a proteção necessária ou com o grau de exposição acima do tolerável. Elas ocorrem por diversos fatores, desde o excesso de movimentos repetitivos, permanência em pé por muito tempo, facas mal afiadas, equipamentos inadequados ou levantamento excessivo de peso.

Grande parte dos acidentes e doenças ocupacionais pode ser prevenido com treinamentos individuais e coletivos. A conscientização, que vai desde a utilização dos EPIs corretos até organização e manutenção do ambiente, é capaz de reduzir drasticamente acidentes de trabalho em cozinhas industriais.

Quer saber mais? Acesse nosso material sobre EPIs: https://genialnet.inf.br/quais-sao-os-epis-essenciais-para-a-cozinha/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário