class="post-template-default single single-post postid-9029 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Dia Nacional do Combate ao Colesterol

 em Informativos

Dia 8 de agosto é o dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como forma de conscientizar a população para importância da prevenção da doença.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, mais de 18 milhões de pessoas apresentam nível acima do recomendado. Os altos níveis de colesterol são um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que hoje são as que mais matam no Brasil.

O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura. Uma parte é produzida pelo nosso próprio organismo e outra vem da alimentação.
Temos dois tipos de colesterol:
⦁ Bom (HDL): é responsável pela limpeza do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias. Atua como protetor do organismo.
⦁ Ruim (LDL): esse tipo facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Quanto maior o nível no organismo maior é o risco da pessoa ter alguma doença relacionada.

Os altos níveis de colesterol estão relacionados a hábitos alimentares não saudáveis e fatores genéticos. Pessoas que têm níveis muito altos de colesterol LDL precisam fazer dieta com baixo teor de gorduras saturadas. Associada a exercício físico regular, podem reduzir os níveis desse tipo de gordura no sangue e, consequentemente, diminuir as chances de complicações.
Alguns pacientes precisam, além da modificação de estilo de vida, de medicamentos específicos para reduzir o colesterol ruim.
Procure um médico e um nutricionista, só um especialista poderá acompanhar os fatores de riscos.

Quais alimentos contribuem para aumentar ou diminuir o colesterol?
As gorduras são fonte de energia, compõem as nossas células e são essenciais para a absorção de algumas vitaminas. Assim, as gorduras precisam fazer parte de nossa alimentação.
Consumir gorduras em excesso, principalmente saturadas, é pouco saudável. A maioria das gorduras consumidas deve ser monoinsaturada, presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes; ou poli-insaturada, em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário