class="post-template-default single single-post postid-9079 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Leitura de Rótulos

 em Informativos

O rótulo dos alimentos é um sistema obrigatório que permite conhecer as informações nutricionais de um produto industrializado, já que indica quais são os seus componentes e em que quantidades.
Todo rótulo deve ter: prazo de validade, origem (nome do fabricante e local onde foi fabricado), denominação do produto (qual o tipo do alimento) e conteúdo líquido (quantidade total na embalagem).
As informações presentes no rótulo dos alimentos podem variar de um país para outro, porém na maioria das vezes são especificadas as quantidades de gordura trans, açúcares, se contém glúten ou vestígios de amendoim, nozes ou amêndoas, por exemplo, já que normalmente são associados com alergia alimentar.

Informação nutricional

Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados.
A informação nutricional normalmente está indicada dentro de uma tabela, onde é possível primeiramente saber qual a porção do produto, as calorias, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sódio e outros nutrientes opcionais, como açúcar, vitaminas e minerais.
Atenção: os valores nutricionais dos produtos são informados por quantidades pré-estipuladas de porções, e não pela quantidade do produto inteiro. Um pacote de salgadinhos de 100 g, por exemplo, traz as informações para uma porção de 25 g. Muitas vezes consumimos além do recomendável com a ilusão de que estamos ingerindo somente aquele valor indicado.

Lista de ingredientes

A lista de ingredientes indica a quantidade do item presente no alimento, em que os componentes em maior quantidade encontram-se na frente, ou seja, a lista de ingredientes segue uma ordem decrescente.
Por isso se num pacote de pão integral, a farinha de trigo vier em primeiro lugar, isso indica que a quantidade de farinha comum é muito grande, e por isso o alimento não é tão integral assim.
Na lista de ingredientes do rótulo também se encontram os aditivos, corantes, conservantes e adoçantes usados pela indústria, que muitas vezes aparecem com nomes estranhos ou números. A legislação diz que os aditivos devem ser declarados depois dos ingredientes, isso pode significar que a quantidade de aditivo seja superior a algum ingrediente já declarado no começo da lista.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário