class="post-template-default single single-post postid-8973 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Prato Saudável

 em Informativos

O que é
A imagem de um prato com arroz, feijão, carne e salada foi o símbolo da Campanha Nacional de Alimentação Saudável de 2007. A ideia foi reforçar o consumo de alimentos acessíveis, baratos e ricos em nutrientes.
A estratégia adotada tinha como propósito disseminar a importância do consumo do arroz, feijão, carnes e legumes, alertando a população para os riscos do fast food e da substituição de alimentos saudáveis por produtos industrializados.
Inúmeras pessoas, inclusive àquelas que não têm acesso ao serviço público de saúde, tiveram a oportunidade de conhecer o “prato popular brasileiro” como fonte de saúde.

Proporções
A ideia do prato saudável é, de que de uma forma simples e didática, as escolhas alimentares sejam equilibradas.
Metade do prato deve ser composto por vegetais, crus ou cozidos. A outra metade do prato será dividida entre a proteína e o carboidrato.
A fonte de proteína pode ser tanto animal (carnes de boi, frango, peixe ou ovos) como vegetal (feijão, grão-de-bico, soja ou lentilha). Se for combinar duas fontes, como por exemplo carne e feijão, tome cuidado para não ultrapassar o espaço reservado para a proteína.
O restante do prato será preenchido com fontes de carboidratos (arroz, macarrão, batata). De preferência a carboidratos integrais, que possuem mais fibras.

Materiais relacionados
O Ministério da Saúde disponibiliza um material sobre a Alimentação Saudável http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel_1edicao.pdf
O Conselho Federal de Nutrição elaborou um material de divulgação sobre o prato saudável https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/repositorioa/Comunicacao/Material_institucional/174.pdf
Este é um folder com os 10 passos para uma alimentação saudável http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dez_passos_alimentacao_adequada_saudavel_dobrado.pdfhttps://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/repositorioa/Comunicacao/Material_institucional/174.pdf

Postagens Recentes

Deixe um Comentário