Relação dos alimentos com a imunidade
Quando pensamos em melhorar a imunidade imediatamente pensamos em vitaminas.
As vitaminas e minerais são fundamentais para o equilíbrio e manutenção da saúde. Isso não quer dizer que manter uma boa alimentação e ter hábitos saudáveis vai te deixar imune a doenças.
O sistema imunológico protege o corpo contra vírus, bactérias e fungos. Imunidade é a capacidade do organismo de se defender desses invasores. Quando a imunidade cai, o organismo fica propenso a doenças.
O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais e vitaminas específicas. Uma dieta incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes.
Quanto mais variada a alimentação, maiores as chances de ter um sistema imunológico bem preparado. Isso porquê diferentes vitaminas são encontradas em diferentes alimentos.
Vale lembrar que o corpo tem um limite para absorver e tolerar vitaminas. Todo o excesso pode fazer mal. Um consumo exagerado de vitaminas raramente acontece exclusivamente pela alimentação natural, ocorre geralmente com o uso de suplementos. Consulte um médico ou nutricionista antes de consumir qualquer tipo de suplemento.
Os principais nutrientes relacionados a imunidade
Vitamina C: potente antioxidante. Estimula a ação de anticorpos e das células de defesa. Pode ser encontrada em frutas como limão, tangerina, laranja e acerola.
Carotenoides: são compostos responsáveis pela pigmentação laranja dos alimentos. Tem ação anti-inflamatória, o que fortalece o sistema imunológico. Você pode encontrá-los no damasco, manga, cenoura, abóbora, tomate e frutas vermelhas.
Vitamina E: previne o envelhecimento das células e consequentemente retarda os danos. Além disso tem ação anti-inflamatória. Para incluir a vitamina E na alimentação consuma azeite de oliva, abacate, castanhas, amêndoas e nozes.
Ácido fólico: produz e restaura o DNA. A deficiência desse nutriente diminui a resposta dos glóbulos brancos contra agentes estranhos no corpo e afeta a produção de anticorpos. Para adicionar o ácido fólico, recomenda-se o consumo de vegetais verde escuros (agrião, couve e brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha).
Zinco: diminui a incidência de infecções. Ele pode ser encontrado em frutos do mar, carnes vermelhas e aves.
Selênio: antioxidante que também fortalece o sistema imunológico. Encontrado em grande quantidade na castanha-do-pará.