class="post-template-default single single-post postid-9163 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

POP

 em Informativos

O que é

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um conjunto de instruções que documentam uma atividade.

O POP é responsável pela padronização de um determinado processo. Além da vantagem de manter a qualidade, ele facilita processo de treinamento de pessoal. Ele deve ser escrito com linguagem adequada a quem o utilizará. As informações devem ser claras, preferencialmente em voz ativa. Devem constar ainda informações como responsável pela execução e listagem dos equipamentos.

 

Pra que serve

O objetivo é realizar os processos corretamente e sempre da mesma maneira, são usados para documentar o conhecimento da empresa e para garantir que informações importantes sejam mantidas. Cada empresa deve ter seu próprio POP, visto que sua produção tem especificidades. Este documento deve ter informações suficientes para que os colaboradores possam utilizá-lo como um guia, para que em caso de dúvida saibam onde buscar ou a quem recorrer.

É importante que sejam aprovados, datados e revisados periodicamente. Um processo passa por constantes revisões para corrigir falhas e melhorar seu desempenho. Ao utilizar um procedimento desatualizado, a empresa continua executando as falhas que foram encontradas, gerando grandes prejuízos para a organização.

Fiscalização

O POP é um documento obrigatório, exigido pela Vigilância Sanitária e citado na RDC 216 e na RDC 275.

Os serviços de alimentação devem dispor de Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados aos seguintes itens:

a) Higienização de instalações, equipamentos e móveis;

b) Controle integrado de vetores e pragas urbanas;

c) Higienização do reservatório;

d) Higiene e saúde dos manipuladores.

Se interessou por esse material? Nós temos um Ebook com esse conteúdo e muito mais FAÇA O DOWNLOAD

Postagens Recentes

Deixe um Comentário