Checklist
O checklist, ou lista de checagem, é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. O objetivo é verificar se todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com o programado.
A administração de um restaurante requer uma série de deveres diários que consistem em processos obrigatórios para organizar a produção e receber os clientes. Sendo assim, a utilização de uma lista de verificação, pode evitar esquecimentos, padronizar atividades e dar mais segurança aos processos.
Onde usar
Na cozinha industrial, garantir que os procedimentos padrões sejam cumpridos é parte fundamental. O checklist é muito usado para verificação das obrigatoriedades impostas pela Vigilância Sanitária, mas pode ser usado também para conferência de ingredientes, conferência de equipamentos e utensílios e conferência da limpeza.
Como fazer
O checklist é uma ferramenta versátil, personalizável e efetiva. Ordene os itens a serem verificados em uma listagem para receberem uma marca ou identificação quando são cumpridos. Para começar, defina os itens abaixo:
- O que será verificado
- Frequência de utilização
- Quem fará a aplicação
- Quais itens serão verificados
- Faça apenas uma pergunta por item
- Descreva as opções de resposta
- Teste a lista antes de usá-la
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