class="post-template-default single single-post postid-8909 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

LAVAGEM DAS MÃOS E OS POP’S

 em Informativos

Procedimentos Operacionais Padrão (POP)

Nunca se falou tanto em higienização das mãos como nos últimos meses. O que algumas pessoas não sabem, é que a correta lavagem das mãos é um Procedimento Operacional Padrão (POP) implantado nas cozinhas industriais há muito tempo.
O POP é um documento que estabelece o roteiro de cada tarefa a ser desenvolvida. Seu principal propósito é garantir resultados consistentes de acordo com o padrão de qualidade da empresa.
O POP relacionado à higiene e saúde dos manipuladores deve contemplar as etapas, a frequência e os princípios ativos usados na lavagem e antissepsia das mãos. A RDC nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente de modo a atender toda a área de preparação.

Como lavar as mãos corretamente na cozinha?

A lavagem precisa durar pelo menos um minuto. Tempos menores não resultam numa higienização eficaz das mãos.
Molhe as mãos, antebraços e aplique o sabão líquido e esfregue os antebraços, de cima para baixo em direção às mãos e as palmas.
Passe a palma direita sobre o dorso esquerdo. Repita o movimento com o outro lado.
Junte palma com palma e entrelace os dedos, esfregando uns contra os outros.
Esfregue também as costas de uma mão com a outra.
Para finalizar, esfregue o polegar de cada mão de forma rotacional e por último faça movimentos circulares com a ponta dos dedos na palma das mãos.
Enxágue com água, seque com papel toalha e utilize o mesmo para fechar a torneira.

Quais produtos mais indicados?

A higienização das mãos no ambiente profissional pede produtos compatíveis. Os sabonetes em barra e toalhas de tecido não devem ser considerados para ambientes profissionais.
Os lavatórios devem possuir sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico, toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro de secagem das mãos, além de coletor de papel acionado sem contato manual.

Quando lavar as mãos?

Ao chegar ao trabalho
Antes e depois da manipulação de alimentos
Ao mudar de atividade
Depois de usar o banheiro
Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
Depois de manusear o lixo
Toda vez que a mão estiver visivelmente suja

Postagens Recentes

Deixe um Comentário