class="post-template-default single single-post postid-8978 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

O que o Dia do Meio Ambiente tem a ver com a cozinha?

 em Informativos

O Dia do Meio Ambiente
Esta data foi criada em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo. Tem como objetivo chamar a atenção de toda população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.
Existe hoje uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante e a poluição são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Qual a relação com a cozinha?
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, e que estão relacionados a produção de refeições, podemos destacar: o consumo exagerado de recursos, o descarte inadequado de lixo e o desperdício de água.
O Brasil está na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, gerando descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido. Isso gera um prejuízo econômico e ambiental, além de afetar o desenvolvimento do país.
O Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, lançado em 2016, mostrou que 78,3 milhões de toneladas de resíduos são gerados anualmente. Deste montante, 7 milhões de toneladas de resíduos não foram coletados e, consequentemente, tiveram destino inapropriado.
O país desperdiçou 38% da água potável nos sistemas de distribuição em 2016, o equivalente a quase 7 mil piscinas olímpicas cheias a cada dia, é o que aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

O que podemos fazer?
A data foi criada para que através de iniciativas individuais e coletivas possamos causar impactos positivos no planeta.
Qualquer atitude serve como celebração: plantar uma árvore, fazer um mutirão de limpeza, promover campanhas de reciclagem, reutilizar objetos ou implantar a utilização integral dos alimentos.

“Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Somos mais dependentes do que imaginamos” https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

Postagens Recentes

Deixe um Comentário