Os 3 P’s para uma gestão de excelência
Você sabe no que consistem os 3 P’s para uma gestão de excelência? Acompanhe o texto abaixo, para aprender como identificá-los e alinhá-los da forma correta, para começar obter o máximo de rendimento, no ramo de alimentação.
Gerenciar um restaurante, independentemente do porte, exige habilidade para lidar com uma infinidade de assuntos relacionados à:
- Pessoas
- Processos
- Produtos
Quanto melhor a capacidade de agrupar informações para tomadas de decisão, no menor número de etapas, maior o tempo disponível para se dedicar no desenvolvimento do estabelecimento.
Isso por si só, já justificaria o porquê integrar processos é importante na gestão, mas…
Como realizar este tipo de integração entre os 3P’S na prática?
Inicialmente, entendendo que são as pessoas que compõe o negócio e que movem todos os processos e ainda auxiliam no desenvolvimento dos produtos finais. Sendo assim, as pessoas são fator primordial para o sucesso ou fracasso da empresa.
Para que este P esteja alinhado às metas e resultados positivos, é essencial demonstrar com clareza e de modo humanizado, os objetivos, a cultura da empresa e definir detalhadamente as funções de cada setor e colaborador.
Um time engajado, que sabe exatamente os porquês do local de trabalho, tende a ter mais assertividade nas tomadas de decisão e conseguir trabalhar melhor em equipe, pois estão todos focados em um mesmo objetivo.
Para que isso ocorra do melhor modo, é necessário identificar o perfil de cada pessoa, qualificar e conceder os treinamentos necessários, para que estes possam se desenvolver de acordo com suas principais habilidades.
Além disso, devemos ressaltar que o P de pessoas, envolve todos os envolvidos no negócio além dos colaboradores. Desde clientes, investidores, fornecedores, consultores, todos que de algum modo mantém contato e portanto, manifesta-se um bom relacionamento e compreensão.
Quanto aos processos, para que os mesmos sejam eficazes, estes devem ser elaborados com clareza, utilizados com constância e também devem ser de fácil operação.
São eles que definem cada etapa de execução desde o modo de planejar um cardápio à forma em que as compras devem ser realizadas, períodos e todas as formas que as demais atividades devem ser desempenhadas.
Deste modo, deve-se levar em consideração se os mesmos se repetem, se existe algo nestes processos que pode ser eliminado, para maior agilidade e o que de fato pode ser melhorado, para maximizar o desempenho, por exemplo.
A utilização de softwares de gestão reduzem consideravelmente o tempo de execução de tarefas operacionais e consequentemente, contribuem também com o sucesso das atividades.
Por fim, para falar do último P que se refere aos produtos, devemos analisar além da qualidade do que é ofertado, qual solução este determinado produto traz ao mercado, qual dor ele tende a curar no potencial cliente, além de qual a periodicidade de utilização deste produto e como ele pode atender de fato as expectativas do cliente.
Com isso é possível elaborar boas estratégias, para que este produto chega aos cliente certos de acordo com as necessidades de mercado.
O Sistema Genial, integra atividades de diferentes departamentos, auxiliando na praticidade, antecipação e sucesso das ações que levam à processos mais organizados e consequentemente à resultados mais expressivos e uma gestão de excelência, nas unidades de alimentação.
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