SUA EMPRESA TEM DADO RESULTADOS POSITIVOS?
O que eu devo analisar?
Para começar, compare o faturamento com o custo total da cozinha. Analisar os resultados de uma unidade de alimentação é bem mais complexo que isso. É necessário considerar o estoque, cardápio, contrato e vários outros itens.
Todo empreendedor deve saber qual é a sua margem de lucro. Afinal, esse cálculo gera dados importantes para a análise da situação da empresa e revela como estão as finanças.
Se o seu custo está acima do programado, obviamente seu lucro será menor, ou até mesmo inexistente. Comparar custo planejado x custo realizado é um bom parâmetro para análise de resultado.
O que pode estar dando errado
Quando os custos realizados não estão atingindo as metas propostas, a primeira atitude geralmente é a alteração do cardápio. Modifica-se o seu padrão, substituindo preparações mais caras por outras de melhor custo. Mas atenção, o contrato firmado com o seu cliente deve ser obedecido.
Atitudes gerenciais que envolvam a compra de mercadorias em embalagens ditas “econômicas” podem ser uma boa opção. Negociar com o fornecedor local também é interessante. A produção cadenciada (aquela que ocorre durante a distribuição, ou seja, realizada de acordo com a demanda) é uma forma de reduzir os desperdícios.
O acompanhamento dos fatores de correção e cocção é importante. Cascas muito grossas, altas taxas de degelo e perdas durante a cocção, podem elevar o custo da preparação de forma que, para atingir o mesmo per capita, seja necessário o dobro do per capita.
Preparações adquiridas prontas eliminam o trabalho da mão de obra, diminuem os gastos com armazenamento, higienização e embalagens. Avalie a aceitação do seu público alvo antes de trocar todas as preparações.
Qual é o resultado ideal?
Essa pergunta somente você poderá responder. A margem de lucro do mercado de food service é de aproximadamente 30%. No entanto, essa nem sempre é a realidade. Muitas empresas de alimentação coletiva operam com margens que oscilam entre 5% e 20%.
Um bom negócio pode ser aquele que te gera boas indicações e consequentemente novos negócios. Pode ser que o seu resultado esteja perto de 5%, mas esta unidade permitiu que você entrasse em uma nova região de negócios que pode gerar novos contratos futuramente. Tudo vai depender do planejamento estratégico da sua empresa.


