A importância do Nutricionista na alimentação coletiva

 em Sem categoria

Diante de constantes alterações no ramo de refeições, a importância do Nutricionista na alimentação coletiva, se torna inquestionável.

Ao verificar a quantidade  de análises para uma alimentação segura e de qualidade, é de extrema necessidade aos serviços de alimentação, a contratação de profissionais capacitados

Com isso, além de reduzir  riscos, tanto à saúde, quanto de desperdícios na produção das refeições, também se garante um controle de todos os processos, para uma gestão de excelência dentro dos estabelecimentos.

Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições em Nutrição em Alimentação Coletiva:

  • Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição;
  • Realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas;
  • Elaborar os cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, com base no diagnóstico de nutrição da clientela, respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos;
  • Elaborar informação nutricional do cardápio e/ou preparações, contendo valor energético, ingredientes, nutrientes e aditivos que possam causar alergia ou intolerância alimentar.
  • Coordenar as atividades de recebimento e armazenamento de alimentos, material de higiene, descartáveis e outros;
  • Elaborar e implantar fichas técnicas das preparações, mantendo-as atualizadas;
  • Implantar e supervisionar as atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições e/ou preparações;
  • Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas específico da UAN;
  • Elaborar e implantar os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) ;
  • Promover periodicamente o aperfeiçoamento e atualização de funcionários por meio de cursos, palestras e ações afins;
  • Elaborar relatórios técnicos de não conformidades e respectivas ações corretivas;
  • Promover a redução das sobras, restos e desperdícios;
  • Monitorar as atividades de seleção de fornecedores e procedência dos alimentos.

Por fim, ainda existem atividades como, participar das atividades de gestão de custos de produção, além do planejamento e supervisão da implantação ou adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

Estas são algumas das funções que este profissional exerce para contribuir com uma alimentação que garanta qualidade e bem-estar aos consumidores.

Com a utilização do sistema Genial, o Nutricionista consegue gerenciar todos estes processos de forma muito mais rápida e satisfatória

Deste modo, contribui com a redução dos custos e desperdícios em empresas e com a saúde de todos os colaboradores.

A Genialnet, reconhece e valoriza estes profissionais e mais de 50% da empresa é composta por Nutricionistas com vasta experiência em alimentação coletiva.

Sendo assim, temos total conscientização com relação aos principais problemas enfrentados e necessidades dos serviços de alimentação e estamos sempre desenvolvendo as melhores ferramentas para atender ao mercado.

Além disso, possuímos cursos EAD com certificação para utilização do sistema, que contribuem com aprendizado e auxiliam na carreira destes profissionais.


Quer saber mais? Acesse:

Como analisar os resultados de um restaurante industrial

Sazonalidade dos alimentos

Solucionar problemas na administração de UAN

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

como-analisar-resultados-de-um-restaurante-industrialum-sistema-de-facil-utilizacao