COMECE O ANO COM O PÉ DIREITO
Muito mais do que promessas
A chegada de um novo ano é o momento perfeito para revisar suas metas e estipular novos objetivos. Contudo, alguns gestores sentem dúvida sobre como realizar esse tipo de planejamento.
Estipular novos objetivos significa gerenciar recursos e prioridades de maneira organizada. Ter essa ideia como foco principal da sua organização já é um passo importante.
Curto, Médio e Longo prazo
Tradicionalmente, o planejamento de curto prazo compreende um período de 3 a 6 meses. Como o próprio nome diz, ele é feito para se ter uma visão de curto prazo do negócio. Planos de ação e cronogramas são elaborados para que as metas sejam cumpridas e os resultados sejam alcançados de maneira rápida.
O planejamento de médio prazo geralmente é estimado em 1 a 3 anos. Seu objetivo é analisar e projetar o seu negócio.
Por fim, no planejamento de longo prazo, você imagina daqui a 5 anos ou mais. Desde o posicionamento da sua empresa no mercado até o faturamento desejado. Este é o momento no qual se pensa o negócio como um todo.
Coloque no papel o porquê dos seus objetivos. Algumas perguntas podem ajudar nesta tarefa, como, por exemplo: Para quem vou prestar serviço? Quais segmentos quero atender? Quantas refeições/dia minha cozinha pode produzir?
Executando
Tornar o planejamento uma realidade não é algo simples. Tenha certeza de que seus objetivos são condizentes com a realidade. É um erro acreditar que temos tudo que é preciso para executar algo. Se durante o seu planejamento você não levantou o que precisa ser feito para alcançar aquela meta, é muito provável que você vá falhar.
Quando definir suas metas, você precisa ser específico. Não diga apenas “quero mais sucesso para a minha empresa”. Determine algo como “dentro de dois anos quero aumentar o número de refeições/dia em 30%. Para isso, investirei na contratação de uma equipe comercial”.
Revise periodicamente todas as suas metas. Pode ser que alguma deixe de fazer sentido e, assim, você precise estabelecer novos desafios.