class="post-template-default single single-post postid-8877 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

COMO GERAR UM PEDIDO DE COMPRA

 em Informativos

A matéria-prima e o funcionamento da cozinha
Inicialmente, precisamos entender que o fluxo de materiais faz parte da gestão da sua empresa. Ele pode ser fonte tanto de lucro como de risco e prejuízo. A gestão de materiais tem como objetivo manter a cozinha sempre abastecida e também garantir a aquisição de insumos de qualidade. A compra feita por cozinhas industriais se destaca pelo alto giro dos produtos. Isto implica em uma alta frequência de pedidos e contato com vários fornecedores.

O que é o pedido de compra?
O pedido de compra é um processo que ajuda o comprador a fazer o melhor negócio. Tanto escolhendo os produtos certos, quanto conseguindo o melhor preço possível. É a descrição de todo o material necessário para a execução do cardápio em um período de tempo determinado. Não só os gêneros alimentícios, mas também o material de limpeza, escritório e embalagens.

Como gerar meu pedido e realizar minha compra?
Comece organizando seus fornecedores. Faça uma lista a partir dos gêneros comercializados por cada um deles. Enumere os fornecedores para estocáveis, hortifruti, proteínas, etc.
Na sequência, é importante também verificar o tipo de embalagem e volume da entrega. Caso o volume de compra da cozinha seja pequeno, o fornecedor pode realizar uma entrega quinzenal ou até uma entrega mensal. Já se o volume for grande, mas a unidade seja distante ou de difícil acesso, a periodicidade de entrega tende a ser menor devido ao alto custo do deslocamento por parte do fornecedor. Sendo assim, o planejamento da entrega deverá ser feito tendo como base vários dias de execução do cardápio. Não somente a localização, mas também o tipo de gênero a ser adquirido fará com que a periodicidade de entrega seja alterada.
Faça o levantamento das quantidades do pedido de compra. Isso é feito por itens do cardápio, per capita e número de refeições. Tenha em mãos o cardápio e a ficha técnica para obter as quantidades corretas. Para o número de refeições, não se esqueça de somar o número de funcionários da cozinha. Some as quantidades dos itens necessários e desconte o que está no estoque para ter a quantidade final para compra.
Com o pedido pronto e os fornecedores organizados o próximo passo é a cotação. Nesta etapa o pedido será enviado para os fornecedores e eles lhe informarão se podem atende-lo e o preço de cada um dos itens. Analise o preço unitário, preço da embalagem, condição de pagamento, prazo de entrega e qualidade. Selecione o fornecedor que melhor atende as necessidades da sua empresa e realize a compra.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário