class="post-template-default single single-post postid-9020 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5 vc_responsive" itemscope="itemscope" itemtype="https://schema.org/WebPage" data-adminbar="">

Dia do Leite

 em Informativos

Comemorado no dia 1 ou 24 junho, a data criada pela pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, tem como objetivo alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação equilibrada.

O leite de origem animal começou a ser consumido pelos humanos há 11 mil anos, com a domesticação da vaca, no Oriente Médio. Somente após a descoberta da pasteurização, em 1864, a conservação ficou mais fácil e o consumo foi intensificado. Hoje a produção de leite no mundo ultrapassa 513 bilhões de litros por ano. A média anual de consumo do brasileiro é de 169 litros, o valor ideal estabelecido pelas Nações Unidas é de 200 litros por ano.

O leite como parte da alimentação
O leite tem grande importância na alimentação humana, é rico em proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas.

Podemos destacar o papel do leite em três períodos da vida: na infância, onde participa da formação e do desenvolvimento do organismo; na adolescência oferecendo condições para o crescimento rápido e boa constituição muscular e óssea; e para pessoas idosas como fonte de cálcio, essencial na manutenção da integridade dos ossos.

Nutricionistas afirmam que a dieta nacional deixa a desejar com relação ao consumo diário de lácteos, que é de três porções diárias.

Composição do leite
No leite encontramos proteínas, principalmente a caseína e a albumina, que apresentam alta qualidade nutricional. Ambos auxiliam na formação e na manutenção dos tecidos do organismo.

O principal carboidrato do leite é a lactose, cuja concentração no leite é de aproximadamente 5%.

A maior parte da gordura do leite é constituída de triglicérides, que são formados por ácidos graxos ligados ao glicerol numa concentração que varia entre 3,5 e 5,3%. Essas gorduras servem de veículo para as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Os minerais encontrados no leite, especialmente o cálcio e o fósforo, auxiliam na formação dos ossos e dentes. O cálcio encontrado especificamente no leite é mais facilmente absorvido pelo organismo do que aquele existente em outros alimentos.

Utilização em cozinhas industriais
Hoje o leite não só faz parte da alimentação como também é matéria-prima de vários outros produtos e ingredientes de preparações culinárias.

Em cozinhas industriais o leite está presente no preparo de sobremesas e molhos. Seus derivados, principalmente queijos, podem ser incluídos em todos os serviços.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário